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Causas da Insônia: Descubra quais são e como tratar

doenças que causam insonia

Fecha os olhos. Tenta dormir. Olha no relógio… 10 minutos se passaram.

Fecha os olhos. Tenta de novo. Agora você tem certeza que, pelo menos, umas 2h já se foram. Olha no relógio. Apenas 20 minutos.

E assim vai boa parte da noite e em vez de relaxar você cansa, se estressa, tem ansiedade. As noites de quem tem insônia são assim, exaustivas e longas.

Segundo uma pesquisa da Segundo pesquisa da Associação Brasileira do Sono (ABS), o número de brasileiros que sofrem de insônia é de, pelo menos, 73 milhões.

Mas o que pode gerar a falta de sono? Quais podem ser as causas da insônia que fazem tantas pessoas terem problemas para dormir?

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O que é a insônia?

A insônia é a dificuldade de dormir bem ou, simplesmente, a dificuldade de dormir de fato.

Ou seja, tanto quem apresenta dificuldades para iniciar o sono ou para mantê-lo durante a noite e acorda com frequência pode ser diagnosticado com insônia.

Este problema não é maléfico apenas durante a noite, mas tem capacidade de afetar a pessoa também durante o dia.

Isso porque o sono tem características reparadoras, previne doenças e está diretamente relacionado com a saúde do indivíduo.

A importância de dormir bem

Diversos estudos relacionam a falta de sono com doenças e aumento de características inflamatórias no corpo.

Para ilustrar a importância de dormir bem, trouxemos alguns exemplos de estudos:

  • obesidade – pessoas que têm insônia são mais propensas a ter excesso de peso corporal;
  • diabetes – indivíduos que relataram dormir menos de cinco horas por noite tiveram um risco maior de desenvolver diabetes tipo 2;
  • doença cardiovascular e hipertensão – uma redução de seis a sete horas por noite aumentam o risco de calcificação da artéria coronária, que pode causar infarto;
  • sistema imunológico – a privação do sono aumenta os níveis de mediadores inflamatórios e as infecções, por sua vez, afetam a capacidade de resistir a infecções.

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Afinal, o que causa a insônia?

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A insônia pode ter diversas causas, ou seja, ela é multifatorial. Causas frequentes costumam envolver:

Estresse e ansiedade

Muitas vezes na nossa vida passamos por momentos de estresse que não se baseiam apenas a um estresse diário.

Crises no relacionamento, filhos passando por dificuldades, uma pessoa doente na família, problemas financeiros e diversas outras situações podem ser uma das causas da insônia.

E é exatamente quando deitamos a cabeça no travesseiro que tudo isso pipoca na nossa mente.

Uso de eletrônicos e estilo de vida

A luz inibe a produção de melatonina, hormônio responsável por nos fazer sentir sono. 

Quando aliamos isso a um estilo de vida sedentário, falta de rotina na hora de dormir e acordar, agitação próximo a hora de dormir e uma série de outros fatores o resultado pode ser a insônia.

Medicações e substâncias estimulantes

Café, chocolate, cigarro, guaraná, gengibre e uma série de outros estimulantes consumidos durante o dia podem tirar o sono durante a noite.

Existem algumas pessoas mais sensíveis a essas substâncias, portanto, a quantidade e o horário de consumo faz toda a diferença.

O uso de alguns remédios também pode causa da insônia, se isso acontecer fale com seu médico sobre a possibilidade de trocar a medicação.

Condições médicas 

Muitas vezes a falta de sono também pode estar relacionada a causas médicas, sejam ela doenças que causam dor, transtornos do sono como a apnéia, doenças neurológicas, dificuldade para respirar, entre outas.

A abstinência de drogas, doenças psicológicas e o consumo de álcool antes de dormir também podem perturbar o sono.

Quais os sintomas da insônia?

Além da dificuldade para dormir, a insônia também pode causar um sono muito leve, no qual a pessoa acorda muitas vezes durante a noite.

O indivíduo também pode acordar mais cedo do que o habitual e não conseguir voltar a dormir.

Durante o dia, é normal sentir cansaço, irritabilidade, ansiedade, falta de energia, déficit de atenção e concentração.

A insônia tem cura?

Causas da Insônia

Sim, mesmo a crônica, que é um dos tipos de insônia mais persistentes, tem cura e tratamento.

Para isso, o médico vai descobrir quais são as causas da insônia que, como dissemos, podem ser multifatoriais e variam de pessoa para pessoa.

Como é o tratamento para a insônia?

Existem dois métodos que podem ou não ser complementares: a farmacológica e a não farmacológica.

O primeiro consiste no uso de remédios para insônia e o segundo é sobre a mudança de hábitos e a reeducação do sono.

Pode ser necessário tratar as doenças que causam insônia, se este for o caso, ir a um psicólogo devido a causas psicológicas da insônia, fazer terapias de relaxamento, entre outros métodos.

Em grande parte dos casos, não há necessidade de entrar com remédios, pois a mudança de hábitos costuma ser suficiente. 

– Quando procurar um profissional?

Em primeiro lugar é necessário perceber a frequência com que a insônia acontece. Se ela acontecer mais de 3 vezes na semana e durar mais de três meses, se caracteriza como insônia crônica.

A transiente é a insônia que pode durar dias e chegar a três semanas. Já a intermitente ocorre de tempos em tempos.

Em qualquer uma das situações, você pode procurar ajuda e orientação. Os principais médicos que podem ajudar no tratamento da insônia são: neurologistas, pneumologistas, psiquiatras e otorrinolaringologistas.

Como podemos te ajudar?

Outra forma de tratar a insônia é por meio de medicamentos naturais, que ajudam a restaurar a tranquilidade durante o sono.

Por isso, a Dose Exata produziu as “Doses para Insônia”, um tratamento 100% natural, pronto para te deixar mais relaxado e fazer com que você tenha noites muito mais tranquilas.

Nossa especialidade é o seu bem-estar, por isso, nós utilizamos a medicina natural para obter os melhores benefícios para a sua saúde.

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Conclusão

Conhecer e identificar as causas da insônia é o primeiro passo para ter noites mais tranquilas e um sono reparador.

Afinal, dormir bem é sobre ter qualidade de vida, e no entanto, mais de 70 milhões de pessoas somente no Brasil enfrentam problemas durante o sono.

Se você está entre essas pessoas, procure mudar os hábitos e relaxar pelo menos algumas horas antes de dormir.

Caso o problema persista, é hora de procurar um médico!

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