Como aumentar a imunidade é uma coisa que muita gente tem se perguntado nos últimos tempos.
Para se ter uma ideia, de acordo com o Google Trends, o termo atingiu o pico de popularidade nas pesquisas do Google em março de 2020, no Brasil.
Foi quando fomos impactados pela notícia de que a Covid-19 havia chegado ao país.
Mas será que você sabe quais os segredos para uma boa imunidade? Já adiantamos que cuidar da imunidade é uma tarefa constante que exige uma série de cuidados.
Acompanhe o texto e saiba mais sobre o assunto!
Afinal, o que é o sistema imunológico?
Imagine um exército defensor, pronto para atacar qualquer inimigo que cruzar seu caminho. Basicamente, é assim que funciona o sistema imunológico.
Este exército defensor é formado por um conjunto de células que trabalham junto a órgãos e tecidos do corpo humano, formando uma barreira protetora contra vírus, bactérias e microorganismos que podem nos fazer mal.
O corpo humano é formado por 15 trilhões de células. Dessas, algumas formam o sistema imunológico, que de simples não tem nada.
O sistema imunológico é complexo e resulta de anos e anos de evolução.
– A importância do sistema imunológico
Sabe quando uma farpinha entra no seu dedo ou quando você faz um corte na mão? A atuação do sistema imunológico começa por aí, mas vai muito além disso.
Se o sistema imunológico estiver bem protegido, doenças e infecções podem ser combatidas por ele mais facilmente.
Nossas células estão preparadas para defender o organismo e não deixar o invasor entrar. E caso entre, a resposta do corpo é mais rápida e eficiente.
Entretanto, quando o sistema imunológico está enfraquecido, o corpo dá sinais e pede ajuda.
Leia também: Acelerar o Metabolismo: Conheça dicas de como fazer
Quais são os sinais de imunidade baixa?
Alguns sintomas que podem demonstrar que a imunidade está baixa são:
- doenças frequentes;
- infecções, como amigdalite e dor de garganta constante;
- o aparecimento de lesões de herpes, feridas, furúnculo na pele;
- infecções intestinais;
- fraqueza sem motivo aparente e sono em excesso;
- diarreia;
- queda de cabelo.
Como aumentar a imunidade?
Hábitos saudáveis protegem o sistema imunológico de fora para dentro. E você é a única pessoa que pode oferecer às suas células este escudo de proteção.
Veja bem, o seu corpo é um sistema complexo que funciona como uma engrenagem. Portanto, é um conjunto de práticas que vai ajudar no fortalecimento de todo o sistema.
Fizemos uma lista com os principais hábitos de como aumentar a imunidade. Confira!
– 1. Alimentação saudável
A primeira maneira de oferecer proteção ao seu corpo é por meio da alimentação. Nela estão contidas vitaminas e nutrientes necessários ao bom funcionamento das células de defesa.
Neste caso, lembre-se que quanto mais equilibrada for a sua alimentação, maior quantidade de vitaminas você adquire.
Vale a dica do prato colorido: frutas, verduras e legumes de cores diferentes oferecem benefícios diversos.
– 2. Prática de atividades físicas
A prática de atividade física tem relação direta com o sistema imunológico.
Isso porque quando você pratica exercícios regulares, está contribuindo para o aumento dos linfócitos, que são as principais células de defesa do organismo.
Outro segredo da atividade física no combate a agentes patogênicos é a sua relação com a redução do nível de estresse.
Afinal, o estresse é uma das causas de bloqueio da proteção do sistema imunológico.
– 3. Sono regulado
As sagradas horas de sono que temos por dia ajudam a manter o nosso sistema imunológico regulado, e a recuperar a energia para que ele esteja pronto para novas ações de defesa.
Curiosamente, o sono e o sistema imunológico funcionam como um ciclo: uma boa noite de descanso ajuda a fortalecer a imunidade e um sistema imunológico forte auxilia a dormir melhor.
De acordo com um estudo oferecido pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, pacientes que dormiram menos de 5h durante a pesquisa, tinham uma propensão 4,5 vezes maior a ficar doente.
Leia também: Emagrecimento Saudável: Saiba como emagrecer com saúde!
– 4. Beber água
De 60 a 70% do corpo humano é composto de água. Ela possui uma função essencial no organismo, participando das funções químicas e atuando como um dos principais componentes das células.
A água é um dos meios para que os nutrientes, minerais e o oxigênio cheguem até as células.
Ela também é a responsável por eliminar as toxinas do organismo por meio da urina e do suor.
Por isso, manter o corpo hidratado auxilia no bom funcionamento de todos os sistemas do corpo humano, inclusive no imunológico.
– 5. Evite estresse
Assim como a prática de atividades físicas auxilia na produção de linfócitos, o estresse e ansiedade tem o efeito oposto, impedindo o funcionamento de diversos glóbulos brancos.
Como essas substâncias presentes no organismo são as responsáveis pela destruição dos microrganismos invasores, se o nível de estresse aumenta o de proteção diminui.
Práticas de anti-estresse, neste caso, são muito bem-vindas e podem ajudar na busca do equilíbrio mental.
Alguns exemplos são a meditação, a prática de atividades artísticas e o próprio riso.
– 6. Vitaminas naturais
As vitaminas têm papel fundamental na proteção do organismo. Elas contribuem para o bom funcionamento dos órgãos, tecidos e células.
Entre as que são destaque nessa proteção estão as vitaminas: C, D, A e E, além do zinco e selênio.
– 7. Evite álcool e cigarro
Já é sabido que as consequências do consumo exagerado de álcool e do tabaco para a saúde podem ser bastante preocupantes.
Mas você sabia que o consumo de álcool e cigarro também pode prejudicar a imunidade?
Essas substâncias contribuem para inibir o funcionamento da barreira de proteção do corpo, e aumentar o índice de doenças e infecções.
Como a Dose Exata pode te ajudar?
Para quem se pergunta frequentemente como aumentar a imunidade, além das dicas citadas, também é possível contar com o auxílio de xaropes e vitaminas sintéticas.
Como dissemos, o ideal é seguir as recomendações acima, mas a gente nem sabe que nem sempre isso é possível, não é mesmo?
Portanto, se você quer se prevenir de futuras infecções e doenças, o xarope para imunidade da Dose Exata pode te ajudar.
Com própolis, agrião, tanchagem e equinácea, o xarope contém as vitaminas que o seu organismo precisa para se defender e eliminar a presença de microorganismos no corpo.
Conclusão
Agora que você já sabe como aumentar a imunidade e quais os cuidados com o nosso sistema protetor, já pode começar a colocar esses hábitos em prática.
Uma boa saúde está diretamente ligada a um sistema imunológico mais forte.
E então, já sabe como está a disposição do seu sistema imunológico por aí?