Entre ou Cadastre-se

Blog Dose Exata

Como melhorar a elasticidade da pele? 6 Dicas e tratamentos

como melhor elasticidade pele

É natural que o tempo faça com que nossa pele fique menos elástica e mais flácida. No entanto, isso não significa que homens e mulheres não possam procurar formas de como melhorá-la.

Você já parou para pensar como você pode melhorar a elasticidade da sua pele? Desde uma hidratação constante até a suplementação de substâncias essenciais para o corpo, existem várias formas de fazer isso.

Se você quer saber mais sobre isso, fique tranquilo. Nesse artigo vamos te ensinar como você pode melhorar a elasticidade da pele da melhor forma. Boa leitura!

Invista na sua beleza e melhore a elasticidade da sua pele com os produtos da Dose Exata!

Quais são as causas da piora na elasticidade da pele?

A flacidez é a perda de elasticidade da pele. Os principais motivos que levam a deixar uma pele mais flácida é o envelhecimento das células que acontece com a idade.

Isso se dá porque ao passar dos anos nosso corpo desacelera e reduz a renovação das fibras elásticas. Sendo assim, ocorre uma redução da produção do colágeno, elastina e ácido hialurônico pelo organismo.

Alguns dos fatores que podem contribuir para a flacidez e a piora na elasticidade da pele são, portanto:

  • Má alimentação;
  • Exposição excessiva ao sol;
  • Tabagismo e alcoolismo;
  • Falta de exercícios físicos e sedentarismo;
  • Fatores hormonais.

Como melhorar a elasticidade da pele?

Embora seja um processo natural, é possível sim melhorar a elasticidade da pele. Vamos apresentar aqui algumas das práticas que você pode investir para isso.

Hidratar a pele constantemente

É muito importante hidratar a pele de forma constante. Quanto mais nós ingerimos água, melhor para o nosso corpo. 

Quando consumimos pouco nutrientes, nosso corpo passa a ter algumas partes comprometidas. Da mesma forma, isso acontece com a água. Nesse caso, quem sofre é a pele.

Sendo assim, é essencial manter a pele sempre hidratada, ao consumir a quantidade de água necessária ao longo do dia, além de investir na aplicação de cremes apropriados para o rosto e corpo. Dessa maneira, se evita o ressecamento da pele, bem como sua perda de elasticidade.

Ter cuidados ao se expor no sol

como melhorar a elasticidade da pele exposicao ao sol

É muito importante se proteger do sol. Afinal, ele é um dos principais fatores que contribuem para o envelhecimento mais cedo da pele. Isso acontece porque a exposição ao sol provoca a oxidação da pele.

Quanto maior você se expor aos raios de sol ao longo dos anos sem proteção, maior será o efeito prejudicial dele, a exemplo do aparecimento da flacidez da pele.

Além de usar protetor solar com frequência, é essencial consumir alimentos antioxidantes no cotidiano.

Prática de exercícios físicos

Exercícios físicos também são um excelente aliado da elasticidade da pele. Afinal, o sedentarismo e a falta de atividades físicas podem provocar a flacidez do corpo. 

A musculação, além de aumentar a tonificação muscular,  fortalece e aumenta as fibras musculares do nosso corpo, dando maior aspecto de firmeza. Junto a isso, o ganho de músculos nessa atividade vai também substituir a gordura. 

No entanto, a prática de exercícios físicos costumam favorecer a elasticidade corporal, porém quanto ao rosto, tem pouca efetividade. Sendo assim, o ideal é combinar essa dica com outras para poder potencializar o efeito desejado.

Suplementação de vitaminas para o corpo

Por último, outra forma de melhorar a elasticidade da pele é através da suplementação de vitaminas.

Isso é importante porque quando consumimos uma quantidade de nutrientes inferior ao necessário para ficar saudável, ele entende que ela precisa economizar em outras áreas para suprir as necessidades de regiões nas quais essas substâncias são essenciais.

Sendo assim, um dos principais afetados é a nossa pele, bem como nosso cabelo e nossas unhas. Por essa razão, fazer o uso de suplementos pode ser uma excelente maneira de consumir todas essas substâncias sem falta.

Quais alimentos melhoram a elasticidade da pele?

Além das dicas que já falamos agora, melhorar a alimentação também é muito importante para ter, como efeito, a melhora da elasticidade da pele.

Para isso, é essencial ingerir alimentos que são fontes de vitaminas, minerais, bem como aqueles capazes de neutralizar os radicais livres, o que ajuda no envelhecimento precoce. Vamos falar um pouco sobre esses alimentos agora.

Chá Verde

Em primeiro lugar, um dos alimentos interessantes para ajudar na firmeza e elasticidade da pele é o chá verde. Isso acontece porque ele tem um efeito termogênico e uma ação antioxidante, anti inflamatória  e fotoprotetora.

Sendo assim, bebidas feitas à base de chá verde vão ajudar a proteger a pele da sensação seca e, ainda, reduzir os efeitos causados na pele por exposição aos raios solares e, por estes motivos. É uma bebida ideal para melhorar o aspecto da pele.

Cereais integrais

Os cereais integrais são excelentes opções também. Possuem, dentro de sua composição, vitaminas do complexo B e minerais importantes para a regeneração celular da pele. 

Alguns tipos de cereais integrais são farinhas integrais, aveia, granola e o arroz integral.

Entre suas funções, podem apresentar papéis essenciais para a pele, como:

  • Manutenção e reparação da pele;
  • Redução de iinchaços;
  • Auxílio da circulação sanguínea.

Frutas vermelhas

como melhorar a elasticidade da pele frutas vermelhas

Outro tipo de alimento rico em substâncias antioxidantes são as frutas vermelhas. O processo de oxidação é natural, no entanto, pode danificar a membrana das células e a estrutura da pele.

Sendo assim, os antioxidantes vão proteger as células contra danos e evitar o envelhecimento precoce. Algumas das frutas vermelhas que possuem alto teor de oxidantes são amora, mirtilo, morango, framboesa e cranberry.

Gorduras boas

Por último, outro nutriente importante para a elasticidade da pele são as gorduras boas. Elas são responsáveis por impedir o enrijecimento da membrana, oferecendo maior flexibilidade e hidratação. 

Uma das gorduras boas é o ômega 3, que pode ser encontrado em substâncias como, por exemplo, sementes de girassol e linhaça, salmão, sardinha, atum, nozes e castanhas.

Qual o melhor tratamento para melhorar a elasticidade da pele?

Já falamos de vários tratamentos para melhorar a elasticidade da pele. No entanto, vamos destacar o melhor tipo.

Inclusão de dermocosméticos e suplementos na rotina

A inclusão de dermocosméticos e suplementos alimentares na rotina são excelentes alternativas de como melhorar a elasticidade da pele. 

Drinks e chocolates para consumir e hidratantes para aplicar são diferentes opções que trazem efeitos a longo prazo para nossa pele!

Conclusão

Nesse artigo você pode entender como melhorar a elasticidade da pele através de diferentes tratamentos, inclusive, aqueles que envolvem dermocosméticos e suplementos na rotina. 

Invista na sua beleza e melhore a elasticidade da sua pele com os produtos da Dose Exata!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!