Você sabe qual a importância do protetor solar? A pele é o maior órgão do nosso corpo, e está exposto diariamente a diversos tipos de agressão, por isso um cuidado diário é tão importante.
O hábito do protetor solar, infelizmente, ainda não é tão comum para todas as pessoas, mas esse cuidado com a pele é preventivo e traz inúmeros benefícios, esteticamente e também para a saúde.
Se você deseja ter uma pele saudável e jovem por muito mais tempo, e ainda garantir que sua pele esteja protegida dos riscos à saúde causados pela exposição solar, acompanhe o artigo!
A importância do protetor solar para a saúde da pele
O protetor solar combate as agressões e os danos causados pelos raios UV, que são agentes poluentes e oxidativos, causando o ressecamento ou a oleosidade excessiva da pele, além de aumentar o risco de outras doenças de pele, como câncer.
O uso do protetor solar garante benefícios estéticos, já que previne essas agressões antioxidantes e promove uma pele jovem e viçosa por mais tempo, e também benefícios à saúde, já que reduzem os riscos de problemas mais sérios na pele.
Conheça os principais benefícios e a importância do protetor solar na sua rotina, seja para o seu corpo ou o seu rosto.
Prevenção de doenças
Mais de 30% dos tumores malignos diagnosticados no Brasil estão relacionados ao câncer de pele.
Essa doença é muito mais comum em pacientes que se expõem aos raios UVA e UVB sem fazer uso de protetor solar.
A utilização diária do filtro solar reduz drasticamente os riscos de desenvolvimento de câncer ou outras doenças de pele.
A melhor forma de combater esse mal é a prevenção responsável, com uso de protetor solar aplicado corretamente sempre que houver exposição.
Proteção de manchas
Manchas na pele não são normais, e esse é um sinal do nosso corpo de que algo está errado. Talvez você esteja se expondo excessivamente ao sol sem proteção, ou nos horários errados.
Se a proteção não estiver sendo feita de forma correta, a sua pele sofrerá as consequências.
Você poderá acabar com um aborrecimento que só poderá ser resolvido com tratamento dermatológico, enquanto o uso do protetor solar teria sido o suficiente para evitar esse transtorno.
O uso do protetor solar previne também a pele de manchas decorrentes da acne, evitando que se tornem permanentes.
Prevenção do envelhecimento da pele
O envelhecimento da pele pode ser precoce devido ao contato excessivo e sem proteção com os raios ultravioletas.
Essa exposição prejudica a produção natural de colágeno do organismo, reduzindo a firmeza dos tecidos, e consequentemente aumentando as linhas de expressão e rugas.
O envelhecimento da pele é natural, mas o uso do protetor solar ajuda a retardar esse processo, reduzindo os impactos diários que a pele sofre.
Hidratação da pele
A hidratação é importante para que exista equilíbrio na produção de oleosidade na pele, o que evita sinais de ressecamento e dá uma aparência mais saudável ao rosto e ao corpo.
Apesar do protetor solar auxiliar na hidratação da pele, isso não diminui a importância de um bom hidratante, que deve ser aplicado antes do protetor na rotina de cuidados com a pele.
Proteção que vai além da exposição solar
O protetor solar tem como principal objetivo proteger a pele da exposição ao sol, mas esse não é o único benefício do seu uso.
Quando aplicado diariamente e corretamente, o protetor solar protege a pele também de outros ataques oxidativos, como a poluição e a exposição a luzes artificiais, como a do computador, por exemplo.
É importante salientar que a importância do protetor solar também existe em dias chuvosos ou de inverno, já que esses dias também apresentam incidência significativa de raios ultravioletas.
Como um protetor solar age na pele?
O protetor solar impede que os raios solares e UVB alcancem e prejudiquem a camada interna da pele, que chamamos de derme, ou a epiderme.
Esse efeito acontece através da fórmula do produto, desenvolvido para que a pele não absorva raios que contenham substâncias refletoras.
Como passar o protetor solar?
A grande maioria dos protetores solares precisam de um período para se adaptar e começar a agir na pele, por isso é recomendado aplicar pelo menos 20 minutos antes da exposição ao sol, espalhando uniformemente sobre a pele seca, após hidratação.
O protetor solar não precisa ser absorvido, ele criará uma camada protetora, mas é preciso espalhar bem, cobrindo toda a região.
Quem for aplicar protetor solar facial para se prevenir do envelhecimento, mas não for se expor ao sol, poderá utilizar o produto pela manhã e reforçar após o almoço.
Já para quem vai se expor ao sol, o ideal é repor a cada duas horas, ou sempre após um mergulho.
Quais são os tipos de protetor solar?
Agora que já entendeu a importância do protetor solar, saiba quais são os tipos de protetor disponíveis no mercado para cuidar da sua pele.
1. Oil free
O protetor solar oil free tem um toque seco, ideal para quem tem a pele oleosa.
Essa fórmula é livre de óleo em sua composição, com substâncias que equilibram o sebo produzido pelas glândulas sebáceas, promovendo uma pele sequinha e protegida.
2. Mineral
O protetor solar mineral protege a pele através de minerais como o óxido de zinco e o dióxido de titânio, e essa tecnologia faz com que os raios solares que atingem a pele sejam refletidos, como a ação de um espelho.
É o protetor solar mais recomendado para peles sensíveis.
3. Aerogel
O protetor solar aerogel pode ser uma boa opção para o corpo ou para o rosto, e também atua bem no controle da oleosidade.
Em consistência de gel, ele tem um aspecto não oleoso e deixa a pele com um aspecto refrescante e menos cremoso.
4. Hipoalergênico
O protetor solar hipoalergênico é projetado e testado para consumidores que têm maior risco de desenvolver alergias na pele.
Por ser submetido a testes rigorosos, esse tipo de protetor solar apresenta um risco baixíssimo de causar qualquer irritação.
5. Mousse
O protetor solar com textura mousse deixa um aspecto de pele macia e atua de forma excelente na proteção das manchas, já que protege contra os efeitos imediatos e cumulativos da exposição do sol.
O filtro solar em mousse é composto 100% em presença de filtros minerais.
6. Em cápsulas
O protetor solar em cápsulas é uma novidade do mercado, que permite que você curta o verão mais protegido.
Mas, atenção! Não substitui o uso de filtros solares tópicos, é uma proteção complementar, indicada para pessoas que mancham com facilidade no sol, que ficam com a pele ressecada ou vermelha após exposição solar ou tem intolerância ao sol.
Como escolher o protetor solar ideal para sua pele?
Para saber qual é o melhor protetor solar para a sua pele, é preciso considerar alguns fatores. Saiba o que considerar para fazer a sua escolha!
Fator de proteção
É indicado que o fator de proteção solar seja sempre de 50 ou mais, mas quem tem a pele mais morena e acostumada à exposição solar pode arriscar um índice menor, desde que respeite os melhores horários para exposição solar.
Peles escuras têm maior resistência em comparação às peles mais claras.
Tipo de pele
O seu tipo de pele também influencia na hora de escolher o melhor protetor solar para você.
É preciso avaliar se a sua pele é oleosa, seca, frágil a alergias, e então considerar os tipos de protetores solares descritos anteriormente para saber qual deles é o ideal para você.
Textura
A textura do protetor solar é também um fator decisivo para escolher o melhor protetor solar para a sua pele, e para chegar na escolha ideal, é recomendado fazer testes e não desistir.
Se você usou um protetor solar de textura mais cremosa e sentiu que ele não espalhou bem na pele, craquelou ou deixou a sua pele oleosa, pode ser o momento de testar outras texturas, como os protetores em mousse ou gel, por exemplo.
Faça tentativas até descobrir qual produto não causa nenhum desconforto, e te dê uma sensação de pele macia e protegida.
Conclusão
Gostou de entender a importância do protetor solar? O uso diário de protetor solar é primordial no combate do envelhecimento precoce da pele e na prevenção de manchas e doenças sérias, como o câncer de pele.
Inclua esse cuidado na sua rotina até que se torne um hábito natural, e tenha uma pele saudável e viçosa por muito mais tempo.