Entre ou Cadastre-se

Blog Dose Exata

Importância do Protetor Solar: Tipos, como passar e escolher o melhor

importancia de usar protetor solar

Você sabe qual a importância do protetor solar? A pele é o maior órgão do nosso corpo, e está exposto diariamente a diversos tipos de agressão, por isso um cuidado diário é tão importante.

O hábito do protetor solar, infelizmente, ainda não é tão comum para todas as pessoas, mas esse cuidado com a pele é preventivo e traz inúmeros benefícios, esteticamente e também para a saúde.

Se você deseja ter uma pele saudável e jovem por muito mais tempo, e ainda garantir que sua pele esteja protegida dos riscos à saúde causados pela exposição solar, acompanhe o artigo!

Acesse o site do Dose Exata para encontrar os melhores protetores solares para o corpo e para o rosto.

A importância do protetor solar para a saúde da pele 

O protetor solar combate as agressões e os danos causados pelos raios UV, que são agentes poluentes e oxidativos, causando o ressecamento ou a oleosidade excessiva da pele, além de aumentar o risco de outras doenças de pele, como câncer.

O uso do protetor solar garante benefícios estéticos, já que previne essas agressões antioxidantes e promove uma pele jovem e viçosa por mais tempo, e também benefícios à saúde, já que reduzem os riscos de problemas mais sérios na pele.

Conheça os principais benefícios e a importância do protetor solar na sua rotina, seja para o seu corpo ou o seu rosto.

Prevenção de doenças

Mais de 30% dos tumores malignos diagnosticados no Brasil estão relacionados ao câncer de pele. 

Essa doença é muito mais comum em pacientes que se expõem aos raios UVA e UVB sem fazer uso de protetor solar.

A utilização diária do filtro solar reduz drasticamente os riscos de desenvolvimento de câncer ou outras doenças de pele. 

A melhor forma de combater esse mal é a prevenção responsável, com uso de protetor solar aplicado corretamente sempre que houver exposição.

Proteção de manchas

Manchas na pele não são normais, e esse é um sinal do nosso corpo de que algo está errado. Talvez você esteja se expondo excessivamente ao sol sem proteção, ou nos horários errados.

Se a proteção não estiver sendo feita de forma correta, a sua pele sofrerá as consequências.

Você poderá acabar com um aborrecimento que só poderá ser resolvido com tratamento dermatológico, enquanto o uso do protetor solar teria sido o suficiente para evitar esse transtorno.

O uso do protetor solar previne também a pele de manchas decorrentes da acne, evitando que se tornem permanentes.

Prevenção do envelhecimento da pele 

O envelhecimento da pele pode ser precoce devido ao contato excessivo e sem proteção com os raios ultravioletas. 

Essa exposição prejudica a produção natural de colágeno do organismo, reduzindo a firmeza dos tecidos, e consequentemente aumentando as linhas de expressão e rugas.

O envelhecimento da pele é natural, mas o uso do protetor solar ajuda a retardar esse processo, reduzindo os impactos diários que a pele sofre.

Hidratação da pele

A hidratação é importante para que exista equilíbrio na produção de oleosidade na pele, o que evita sinais de ressecamento e dá uma aparência mais saudável ao rosto e ao corpo.

Apesar do protetor solar auxiliar na hidratação da pele, isso não diminui a importância de um bom hidratante, que deve ser aplicado antes do protetor na rotina de cuidados com a pele.

Proteção que vai além da exposição solar

O protetor solar tem como principal objetivo proteger a pele da exposição ao sol, mas esse não é o único benefício do seu uso. 

Quando aplicado diariamente e corretamente, o protetor solar protege a pele também de outros ataques oxidativos, como a poluição e a exposição a luzes artificiais, como a do computador, por exemplo.

É importante salientar que a importância do protetor solar também existe em dias chuvosos ou de inverno, já que esses dias também apresentam incidência significativa de raios ultravioletas.

Como um protetor solar age na pele?

O protetor solar impede que os raios solares e UVB alcancem e prejudiquem a camada interna da pele, que chamamos de derme, ou a epiderme.  

Esse efeito acontece através da fórmula do produto, desenvolvido para que a pele não absorva raios que contenham substâncias refletoras.

Como passar o protetor solar? 

A grande maioria dos protetores solares precisam de um período para se adaptar e começar a agir na pele, por isso é recomendado aplicar pelo menos 20 minutos antes da exposição ao sol, espalhando uniformemente sobre a pele seca, após hidratação. 

O protetor solar não precisa ser absorvido, ele criará uma camada protetora, mas é preciso espalhar bem, cobrindo toda a região.

Quem for aplicar protetor solar facial para se prevenir do envelhecimento, mas não for se expor ao sol, poderá utilizar o produto pela manhã e reforçar após o almoço. 

Já para quem vai se expor ao sol, o ideal é repor a cada duas horas, ou sempre após um mergulho.

importancia do protetor solar

Quais são os tipos de protetor solar? 

Agora que já entendeu a importância do protetor solar, saiba quais são os tipos de protetor disponíveis no mercado para cuidar da sua pele.

1. Oil free

O protetor solar oil free tem um toque seco, ideal para quem tem a pele oleosa. 

Essa fórmula é livre de óleo em sua composição, com substâncias que equilibram o sebo produzido pelas glândulas sebáceas, promovendo uma pele sequinha e protegida.

2. Mineral

O protetor solar mineral protege a pele através de minerais como o óxido de zinco e o dióxido de titânio, e essa tecnologia faz com que os raios solares que atingem a pele sejam refletidos, como a ação de um espelho. 

É o protetor solar mais recomendado para peles sensíveis.

3. Aerogel

O protetor solar aerogel pode ser uma boa opção para o corpo ou para o rosto, e também atua bem no controle da oleosidade. 

Em consistência de gel, ele tem um aspecto não oleoso e deixa a pele com um aspecto refrescante e menos cremoso.

4. Hipoalergênico

O protetor solar hipoalergênico é projetado e testado para consumidores que têm maior risco de desenvolver alergias na pele. 

Por ser submetido a testes rigorosos, esse tipo de protetor solar apresenta um risco baixíssimo de causar qualquer irritação.

5. Mousse

O protetor solar com textura mousse deixa um aspecto de pele macia e atua de forma excelente na proteção das manchas, já que protege contra os efeitos imediatos e cumulativos da exposição do sol. 

O filtro solar em mousse é composto 100% em presença de filtros minerais.

6. Em cápsulas

O protetor solar em cápsulas é uma novidade do mercado, que permite que você curta o verão mais protegido. 

Mas, atenção! Não substitui o uso de filtros solares tópicos, é uma proteção complementar, indicada para pessoas que mancham com facilidade no sol, que ficam com a pele ressecada ou vermelha após exposição solar ou tem intolerância ao sol.

Como escolher o protetor solar ideal para sua pele?

como escolher o protetor solar

Para saber qual é o melhor protetor solar para a sua pele, é preciso considerar alguns fatores. Saiba o que considerar para fazer a sua escolha!

Fator de proteção

É indicado que o fator de proteção solar seja sempre de 50 ou mais, mas quem tem a pele mais morena e acostumada à exposição solar pode arriscar um índice menor, desde que respeite os melhores horários para exposição solar. 

Peles escuras têm maior resistência em comparação às peles mais claras.

Tipo de pele

O seu tipo de pele também influencia na hora de escolher o melhor protetor solar para você. 

É preciso avaliar se a sua pele é oleosa, seca, frágil a alergias, e então considerar os tipos de protetores solares descritos anteriormente para saber qual deles é o ideal para você.

Textura

A textura do protetor solar é também um fator decisivo para escolher o melhor protetor solar para a sua pele, e para chegar na escolha ideal, é recomendado fazer testes e não desistir. 

Se você usou um protetor solar de textura mais cremosa e sentiu que ele não espalhou bem na pele, craquelou ou deixou a sua pele oleosa, pode ser o momento de testar outras texturas, como os protetores em mousse ou gel, por exemplo.

Faça tentativas até descobrir qual produto não causa nenhum desconforto, e te dê uma sensação de pele macia e protegida.

Acesse o site do Dose Exata para encontrar os melhores protetores solares para o corpo e para o rosto.

Conclusão

Gostou de entender a importância do protetor solar? O uso diário de protetor solar é primordial no combate do envelhecimento precoce da pele e na prevenção de manchas e doenças sérias, como o câncer de pele.

Inclua esse cuidado na sua rotina até que se torne um hábito natural, e tenha uma pele saudável e viçosa por muito mais tempo.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!