Blog Dose Exata

Kombucha: Descubra os benefícios para a sua saúde

Kombucha benefícios

Você já ouviu falar do Kombucha?

A bebida se popularizou nos últimos anos, mas seus benefícios já são conhecidos há muito mais tempo, desde 220 a.C, quando era consumida no nordeste da China.

No século XX a bebida se popularizou na Europa e posteriormente no Brasil. E hoje existem até grupos nas redes sociais para compartilhar a colônia de bactérias usadas para produzir o Kombucha.

Para se ter uma ideia, de acordo com o Global Market Insights, o mercado do Kombucha movimenta uma boa fatia do mercado. Os gastos com a bebida chegaram a 1,8 bilhão de dólares em 2018 e a estimativa é que até 2025 devem crescer mais 16%, pelo menos.

Além do chá de Kombucha produzido em casa, também é possível encontrar produções industrializadas da bebida, que já trazem todos os benefícios encontrados na fermentação.

Conheça o Kombucha Sachê da Dose Exata!

O que é kombucha e para que serve?

O Kombucha é uma bebida gaseificada, originada da fermentação do chá preto e do chá verde.

Muito conhecido por sua preparação em casa, o Kombucha é feito a partir de uma colônia de bactérias chamadas de SCOBY.

A bebida tem sido muito adotada nos últimos anos por entusiastas de uma alimentação saudável. Seus benefícios têm ação desintoxicante, antioxidante, energizantes, entre outras que veremos abaixo.

Quais são os benefícios do kombucha?

A ingestão do Kombucha de forma regular pode trazer muitos benefícios ao corpo e até à mente. Confira!

– Prevenir infecções intestinais

A colônia de bactérias do Kombucha ajuda a combater as infecções intestinais causadas tanto por fungos quanto por bactérias.

É graças ao seu poder desintoxicante que ele ajuda na regulação da flora intestinal melhorando problemas como diarreia e prisão de ventre.

A bebida é muito comparada com o Kefir – inclusive no modo de fazer – e nos seus benefícios. A diferença é que o Kefir é preparado com leite fermentado e neste caso se usa chá verde ou chá preto.

– Aliviar o estresse

Será que uma bebida pode aliviar o estresse? Quando se trata de Kombucha, sim!

O fermentado auxilia tanto em uma melhor noite de sono quanto na redução do estresse.

A bebida também é recomendada para situações que geram ansiedade, como provas e eventos importantes do trabalho.

Pessoas que têm dor de cabeça frequente também podem fazer uso da bebida, já que ela pode auxiliar a relaxar reduzindo dores de cabeça, justamente pela sua característica calmante.

Confira também: Florais Quânticos: O que são, como funciona e uso

Kombucha

– Fortalecer o sistema imunológico

A ingestão de Kombucha auxilia no fortalecimento do sistema imunológico.

Como a bebida possui a presença de vitaminas e probióticos, ela acaba fortalecendo a barreira protetora do organismo, na medida em que o torna mais forte e resistente a determinadas doenças.

A ingestão de bactérias boas também auxilia no combate aos microrganismos prejudiciais que podem se formar, como é o caso das intoxicações alimentares e infecções.

– Tem poder antioxidante

Sabe-se que o chá preto e o chá verde já possuem ação antioxidante no organismo. Mas quando essas bebidas são fermentadas esta ação é ainda maior.

O poder antioxidante vem das vitaminas e polifenóis presentes no Kombucha. Seu poder pode ser combinado ainda com outras substâncias, como suco de laranja e outras frutas, intensificando o sabor e os benefícios da fermentação.

Quais são as contraindicações do kombucha?

O consumo de Kombucha é benéfico ao organismo, mas o consumo exagerado pode causar alguns desconfortos, portanto fique atento!

Pessoas que fazem o consumo excessivo da bebida podem apresentar gases, dor de cabeça, náusea e vômitos, além de outros sintomas relativos a uma intoxicação alimentar.

Apesar de natural, o Kombucha é uma bebida forte, e não é recomendado para crianças,  mulheres grávidas e lactantes.

Outras contraindicações são para pessoas com problemas nos rins, fígado ou pulmões, além de diabéticos, já que a bebida contém açúcar.

Como tomar kombucha?

Não existe um horário certo para beber o Kombucha. Ele pode ser ingerido antes ou depois das refeições pela manhã ou mesmo à noite.

Muitas pessoas gostam de bebê-lo antes ou depois das atividades físicas ajudando na hidratação e reposição de nutrientes. Seu efeito energético também é benéfico nessas situações.

Você só precisa ficar atento à quantidade de bebida ingerida por dia. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), a dose máxima recomendada é de 300 mililitros (ml) por dia.

Já se a bebida for industrializada, é preciso verificar as recomendações da embalagem. No caso do Kombucha Sachê da Dose Exata, a recomendação é beber um sachê diluído em água ou outra bebida de sua preferência, 1 vez ao dia.

Como mencionamos anteriormente, também é possível combinar a bebida com frutas e sucos para variar o gosto e as vitaminas ingeridas.

Se você for beber a fermentação feita em casa, fique atento à aparência e ao cheiro do composto que não pode apresentar mofo e nem cheiro forte, como o de acetona, por exemplo.

Kombucha como tomar

Onde encontrar o kombucha?

No site da Dose Exata você encontra um sachê de Kombucha que deve ser dissolvido na água antes de tomar.

É uma preparação simples que não exige tantos cuidados quanto a fermentação natural e já inclui todos os benefícios citados, como o fortalecimento do sistema imunológico, a prevenção de doenças, infecções e muitos outros!

Adquira agora mesmo o Kombucha Sachê da Dose Exata e aproveite todos os benefícios dessa bebida!

Conclusão

Agora você já sabe que o Kombucha tem ação desintoxicante, antioxidante e energizante e sua ingestão pode trazer muitos benefícios à saúde.

Sua atuação elimina toxinas do organismo prevenindo contra doenças e infecções, gerando uma ação antioxidante no organismo e até melhorando a qualidade do sono e a ansiedade.

Você pode preparar a sua bebida em casa, utilizando uma cultura de leveduras e bactérias conhecida como SCOBY ou aproveitar os mesmos benefícios por meio de produtos industrializados e fáceis de preparar.

Substituir a ingestão de bebidas prejudiciais como o refrigerante e os sucos artificiais pelo Kombucha pode ser uma ótima alternativa para melhorar a saúde.

E você, já conhece as vantagens dessa bebida milenar?

Leia também: Própolis Verde: Para Que Serve, Benefícios e Como Tomar

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!