Blog Dose Exata

Reduzir a Vontade de Comer Doce: 7 Dicas que vão te ajudar

Reduzir a Vontade de Comer Doce

Vai um chocolatinho após o almoço por aí?

Se você é do time que ama um doce, já sabe que a vontade de comer uma sobremesa não tem hora para chegar, não é mesmo?

Entretanto, apesar de delicioso, o açúcar em altas quantidades é bastante prejudicial ao organismo.

Por isso, separamos algumas dicas para quem reduzir a vontade de comer doces.

Confira!

Por que temos vontade de comer doce?

A vontade de comer doces tem explicação e não é só porque essa é uma maravilha dos deuses.

Quando o corpo está com níveis baixos de glicose, o nosso cérebro emite um sinal e sentimos mais vontade de ingerir alimentos com açúcares.

Se respondemos a essa vontade dando ao organismo o que ele quer, nosso metabolismo eleva os níveis de glicose e o pâncreas produz mais insulina. A glicose se transforma em energia que é armazenada como forma de gordura.

Já quando falamos em compulsão por doces, a situação tem mais a ver com a reação que o açúcar tem no nosso corpo.

Quando ingerimos essa substância, o organismo libera substâncias que geram satisfação e prazer.

Como reduzir a vontade de comer doce?

Um estudo publicado no PubMed da Biblioteca Nacional de Medicina (NLM) dos Estados Unidos avaliou o consumo de chocolate e a relação com sintomas depressivos em mais de 13.600 adultos. 

Um grupo de pessoas comeu chocolate e outro grupo comeu chocolate com maior teor de cacau. As pessoas que comeram chocolate amargo apresentaram 57% menos chances de ter sintomas depressivos.

Isso significa que podemos comer doce à vontade? De forma alguma! Mas o doce de forma controlada e, principalmente, com baixo teor de açúcar, como o chocolate amargo pode fazer bem.

Essa é, inclusive, uma boa forma de consumir chocolate, optar pela forma com menos açúcar que é muito mais saudável e pode ajudar a reduzir a vontade de comer doce.

Mas além disso, existem outras alternativas para ajudar no controle do consumo de doces. Confira!

– 1. Reduza o consumo gradativamente

remedio para Reduzir a Vontade de Comer Doce

Se você come muito doce todos os dias o dia todo, não vai conseguir parar de uma hora para a outra, não é mesmo?

Por isso reduza aos poucos. Escolha um horário do dia para comer um docinho e, aos poucos, vá reduzindo a quantidade e substituindo o açúcar por coisas mais saudáveis, como na dica abaixo!

– 2. Substitua doces por frutas 

Não vale dizer que fruta não conta como doce, hein? Existe uma quantidade imensa de frutas, e não tem como não gostar de nenhuma.

Além disso, as frutas contém frutose que é como se fosse um açúcar muito mais saudável e que aumenta a sensação de saciedade.

Você também pode consumi-las em forma de suco, vitamina, juntas em uma salada de frutas, com iogurte, enfim! 

Tem várias formas de consumir e muita variedade para escolher!

– 3. Consuma mais fibras e proteínas

Alimentos ricos em fibras, ajudam a reduzir a absorção da glicose no sangue e oferecem mais saciedade.

Inclusive, justamente por esse motivo, o momento após as refeições são os melhores para comer doces, já que a absorção da glicose será reduzida devido às fibras e proteínas ingeridas.

– 4. Controle o estresse e a ansiedade

Tentar controlar o estresse e a ansiedade nos ajuda a reduzir a vontade de comer doces. Isso porque eles funcionam como uma recompensa para nós, principalmente nestes momentos.

Afinal, quem nunca pensou “vou comer um docinho porque mereço” depois de um longo dia de trabalho, não é verdade?

Por isso, controlar estes sentimentos pode ajudar e é um bom passo para iniciar essa jornada!

– 5. Beba água

Troque refrigerantes e sucos com muito açúcar por água ou até água saborizada natural.

Muitas vezes, bebemos um suco de caixinha achando que estamos fazendo bem à nossa saúde, quando na verdade, a quantidade de açúcar presente nele é bastante alta.

Além disso, nosso cérebro tende a confundir fome com sede. Ou seja, o seu corpo está pedindo comida, mas na verdade o que está faltando é hidratação.

A água também é super benéfica para todos os nossos processos metabólicos, então, não deixe de inserir uma boa quantidade dela na sua rotina!

ansiedade da vontade de comer doce

– 6. Pratique atividades físicas

A prática de exercícios físicos ajuda a reduzir o estresse, que é um gatilho para os doces. Por isso, manter uma rotina de atividades é ótimo para o corpo e para a mente.

Além disso, com a prática de atividades você também pode incluir na rotina uma alimentação rica em proteínas, fibras e até oleaginosas que ajudam a reduzir a vontade de comer doce.

Inclusive, estes últimos podem servir até como um substituto para o doce. Experimente inserir na sua dieta algumas oleaginosas que são super nutritivas e um ótimo substituto na hora da sobremesa.

– 7. Consuma suplemento

Além de todas essas dicas, para ajudar a reduzir a vontade de comer doce, podemos contar com uma ajudinha extra: os suplementos!

E a Dose Exata preparou o kit ideal para quem está em busca deste objetivo! O kit spray associado às cápsulas anti-doce são compostos de Gymnema Silvestre, uma planta indiana que auxilia no tratamento de sobrepeso.

O Picolinato de Cromo contido nas cápsulas é ideal para quem não consegue emagrecer devido a alta quantidade de doces consumida.

Se este é o seu caso, ou mesmo se você tem vontade de levar uma vida mais saudável e reduzir a quantidade de açúcar, vale a pena experimentar o nosso kit.

Conheça o Kit Spray redutor vontade de doces + Cápsulas Anti-doce da Dose Exata!

Conclusão

Reduzir a vontade de comer doce pode ser um desafio para quem está acostumado a comer aquele chocolatinho, bala, bolos e tortas em qualquer hora do dia.

E mesmo sabendo que não faz bem exagerar, nem sempre é fácil manter o controle, não é mesmo?

Mas algumas dicas como manter a hidratação durante o dia, trocar o açúcar por frutas e praticar atividades físicas são práticas que podem ajudar.

Além disso, o consumo de suplementos também pode ser um ótimo aliado. 

E aí, qual dessas práticas você vai adotar?

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!