Uma das maiores inimigas para a saúde, que geralmente é silenciosa e traz consequências fatais como infartos e derrames, é a taxa de colesterol alta, desencadeada pela falta de atividades físicas e alimentação desequilibrada.
Descuidar da taxa de colesterol é o mesmo que permitir o desenvolvimento e agravamento de doenças como acidente vascular cerebral (AVC) e pressão arterial alta (hipertensão).
O assunto não é brincadeira e precisa da sua atenção. Apesar da importância, ainda existem muitas dúvidas acerca do tema, como quais são os tipos de colesterol, o que pode elevar ao colesterol alto e como melhorar isso com tratamentos caseiros.
Assim, pensando em te ajudar a esclarecer essas perguntas, desenvolvemos este artigo completo, com tudo o que você precisa saber sobre a taxa de colesterol e suas características. Acompanhe!
O que é colesterol?
Colesterol é uma propriedade que se comporta como lipídio, mas que apresenta álcool como estrutura química.
Esse composto natural está presente no nosso corpo em diversos locais, tanto na pele e coração, quanto nos nervos, músculos, intestinos e até mesmo cérebro.
O colesterol é produzido em sua maioria pelo fígado, responsável por manter o organismo equilibrado e produzir itens indispensáveis, como:
- vitamina D;
- ácido biliar;
- hormônios como estrogênio, cortisol e testosterona;
Todas essas substâncias são essenciais para a manutenção de órgãos vitais, além de todo o sistema digestivo e processos de quebra de gorduras e outros elementos.
O que pode desequilibrar a taxa de colesterol é a ingestão excessiva de gorduras e alimentos gordurosos, como fast food, massas e industrializados.
Aliado a isso, o sedentarismo pode ser o fator agravante do descontrole da taxa de colesterol e a saúde do indivíduo.
O que é a taxa de colesterol?
A taxa de colesterol é o cálculo que representa o nível de colesterol no organismo, além de diferenciá-los entre bom e mau, conforme cada tipo existente.
Dessa forma é possível identificar, através de exames, o quão acima ou abaixo do normal recomendado a sua taxa de colesterol está, e quais riscos isso pode trazer para a sua saúde física e mental.
A partir dessa identificação da taxa, é possível traçar um plano de ação, que pode envolver tratamentos com remédios de farmácia ou mudanças de hábitos e estilo de vida.
É muito comum ver, por exemplo, pessoas que controlam seus níveis de colesterol alto apenas com a prática de exercícios físicos regularmente e novas escolhas de alimentos, trocando os industrializados pelos naturais e orgânicos.
De modo geral, você precisa ter em mente que são 3 os tipos de colesterol: o LDL, HDL e VLDL, que fazem parte do nível de colesterol total, que deve somar menos de 190 mg/dl.
É importante conhecer cada um deles para saber quais são negativos e o que pode agravá-los ou desregulá-los.
Quais são os tipos de colesterol?
Cada tipo de colesterol demanda cuidados próprios, específicos, que devem ser levados em consideração ao desenvolver novas dietas e hábitos de vida.
Colesterol LDL
Conhecido como colesterol ruim, o LDL é composto por lipoproteínas de baixa densidade, que podem se acumular nas paredes das artérias, impedindo a passagem de sangue nas vias sanguíneas.
Esse impedimento da circulação sanguínea natural é o grande responsável pelo infarto e dores no peito, todas relacionadas à doenças cardiovasculares.
É necessário que os níveis estejam abaixo de 130mg/dl, somente assim é possível manter a saúde de modo correto. Para pessoas que já possuem problemas de saúde do coração, a recomendação é manter os níveis de colesterol abaixo de 70.
Colesterol HDL
Ao contrário do anterior, o HDL é considerado uma lipoproteína de alta densidade, se tornando o bom colesterol, que não traz malefícios à saúde como o LDL.
O HDL é responsável por eliminar o LDL das artérias, evitando que elas fiquem entupidas ou totalmente comprometidas. Todos os resíduos de LDL são direcionados para o fígado, onde serão processados e descartados.
Para que esse processo ocorra, é necessário garantir mais de 40 mg/dL dele na taxa de colesterol.
Colesterol VLDL
Apesar de pouco conhecido, o VLDL é caracterizado pela lipoproteína de densidade muito baixa, responsável por transportar os triglicerídeos, não apenas o colesterol ruim, através da corrente sanguínea.
O que pode elevar a taxa de colesterol?
A resposta é muito simples: má alimentação, sedentarismo, tabagismo e até mesmo histórico familiar.
É importante focar nos fatores que podem ser controlados, como a alimentação e o estilo de vida livre de vícios e fisicamente ativo.
Alguns alimentos que devem ser consumidos com moderação, já que possuem muita gordura e podem elevar a taxa de colesterol, são:
- embutidos, como salsichas, salames e linguiças;
- gemas de ovo;
- carnes gordurosas como bacon e carne de porco no geral;
- açúcares e chocolates;
- frituras e fast food;
- enlatados e industrializados;
- refrigerantes e bebidas alcoólicas em excesso.
Manter uma rotina de alimentação saudável, combinada a exercícios físicos frequentes, pode evitar que a taxa de colesterol se altere negativamente.
Quais são as consequência da taxa de colesterol alta?
As consequências são novas doenças e agravamentos de outras, além de sensações de fadiga, falta de ar e dores no peito. As principais doenças, são:
- AVC;
- derrames;
- infartos;
- pressão alta;
- insuficiência cardíaca;
- Doença Arterial Periférica (DAP) e outras.
Principais sintomas da taxa de colesterol alta
Se você costuma ter uma alimentação desregrada e não pratica atividades físicas com constância, pode ser que esteja se perguntando: “será que minha taxa de colesterol está alta?”
Para ajudá-lo a descobrir a resposta, analise os sintomas abaixo e com qual frequência você os tem:
- cansaço constante;
- dores de cabeça;
- dores no peito;
- dificuldade ou dores para respirar;
- falta de ar;
- palpitações ou coração acelerado;
- inchaço no abdômen;
- indigestão e prisão de ventre.
Se identificou mais de 3 sintomas, esse é um sinal para realizar um exame laboratorial para medir os níveis de colesterol e procurar um médico endocrinologista ou cardiologista.
Lembre-se que, quanto antes iniciar o tratamento, menores as chances de desenvolver problemas de saúde graves.
Como melhorar a taxa de colesterol?
Para melhorar a taxa de colesterol, se esforce para manter um estilo de vida mais saudável, se alimentar melhor e praticar mais exercícios físicos.
Inicie com pequenas escolhas no dia a dia, observando qual sua alimentação e porque você escolhe aqueles alimentos. Torne esse processo mais consciente e auto responsável.
Se não gosta de praticar exercícios físicos na academia, por exemplo, faça atividades que gosta — pode ser desde uma caminhada ou andar de bicicleta até aulas de dança ou natação.
Como a Dose Exata pode te ajudar?
Além do estilo de vida mais saudável, você pode contar com todos os suplementos e compostos naturais que a Dose Exata oferece.
Um produto que será seu grande aliado, principalmente se você é do time que ama comer doces todos os dias, é o Kit Spray Redutor Vontade de Doces e Cápsulas Anti-Doce.
Esse kit é perfeito para lidar com a vontade descontrolada de ingerir chocolates e doces que fazem mal a saúde de aumentam a taxa de colesterol. Vale a pena conferir!
Conclusão
Percebeu como a taxa de colesterol pode ser controlada com atitudes simples incorporadas na sua rotina? Evitá-la e mantê-la sempre monitorada é o melhor caminho para evitar doenças cardíacas e problemas de circulação.
Se você gostou do conteúdo, também gostará dos outros artigos aqui mesmo, da plataforma Dose Exata, que te ajudam a cuidar da saúde com responsabilidade e assertividade.