Blog Dose Exata

Taxa de Colesterol: O que é, sintomas e como melhorar

taxa de colesterol

Uma das maiores inimigas para a saúde, que geralmente é silenciosa e traz consequências fatais como infartos e derrames, é a taxa de colesterol alta, desencadeada pela falta de atividades físicas e alimentação desequilibrada. 

Descuidar da taxa de colesterol é o mesmo que permitir o desenvolvimento e agravamento de doenças como acidente vascular cerebral (AVC) e pressão arterial alta (hipertensão). 

O assunto não é brincadeira e precisa da sua atenção. Apesar da importância, ainda existem muitas dúvidas acerca do tema, como quais são os tipos de colesterol, o que pode elevar ao colesterol alto e como melhorar isso com tratamentos caseiros. 

Assim, pensando em te ajudar a esclarecer essas perguntas, desenvolvemos este artigo completo, com tudo o que você precisa saber sobre a taxa de colesterol e suas características. Acompanhe! 

A Dose Exata pode te ajudar a cuidar da saúde e prevenir doenças. Confira o nosso site e conheça as soluções que oferecemos!

O que é colesterol?

Colesterol é uma propriedade que se comporta como lipídio, mas que apresenta álcool como estrutura química. 

Esse composto natural está presente no nosso corpo em diversos locais, tanto na pele e coração, quanto nos nervos, músculos, intestinos e até mesmo cérebro. 

O colesterol é produzido em sua maioria pelo fígado, responsável por manter o organismo equilibrado e produzir itens indispensáveis, como:

  • vitamina D;
  • ácido biliar;
  • hormônios como estrogênio, cortisol e testosterona;

Todas essas substâncias são essenciais para a manutenção de órgãos vitais, além de todo o sistema digestivo e processos de quebra de gorduras e outros elementos.  

O que pode desequilibrar a taxa de colesterol é a ingestão excessiva de gorduras e alimentos gordurosos, como fast food, massas e industrializados. 

Aliado a isso, o sedentarismo pode ser o fator agravante do descontrole da taxa de colesterol e a saúde do indivíduo. 

O que é a taxa de colesterol?

A taxa de colesterol é o cálculo que representa o nível de colesterol no organismo, além de diferenciá-los entre bom e mau, conforme cada tipo existente. 

Dessa forma é possível identificar, através de exames, o quão acima ou abaixo do normal recomendado a sua taxa de colesterol está, e quais riscos isso pode trazer para a sua saúde física e mental. 

A partir dessa identificação da taxa, é possível traçar um plano de ação, que pode envolver tratamentos com remédios de farmácia ou mudanças de hábitos e estilo de vida. 

É muito comum ver, por exemplo, pessoas que controlam seus níveis de colesterol alto apenas com a prática de exercícios físicos regularmente e novas escolhas de alimentos, trocando os industrializados pelos naturais e orgânicos. 

De modo geral, você precisa ter em mente que são 3 os tipos de colesterol: o LDL, HDL e VLDL, que fazem parte do nível de colesterol total, que deve somar menos de 190 mg/dl. 

É importante conhecer cada um deles para saber quais são negativos e o que pode agravá-los ou desregulá-los. 

Quais são os tipos de colesterol?

taxa de colesterol causas

Cada tipo de colesterol demanda cuidados próprios, específicos, que devem ser levados em consideração ao desenvolver novas dietas e hábitos de vida. 

Colesterol LDL

Conhecido como colesterol ruim, o LDL é composto por lipoproteínas de baixa densidade, que podem se acumular nas paredes das artérias, impedindo a passagem de sangue nas vias sanguíneas. 

Esse impedimento da circulação sanguínea natural é o grande responsável pelo infarto e dores no peito, todas relacionadas à doenças cardiovasculares. 

É necessário que os níveis estejam abaixo de 130mg/dl, somente assim é possível manter a saúde de modo correto. Para pessoas que já possuem problemas de saúde do coração, a recomendação é manter os níveis de colesterol abaixo de 70. 

Colesterol HDL

Ao contrário do anterior, o HDL é considerado uma lipoproteína de alta densidade, se tornando o bom colesterol, que não traz malefícios à saúde como o LDL. 

O HDL é responsável por eliminar o LDL das artérias, evitando que elas fiquem entupidas ou totalmente comprometidas. Todos os resíduos de LDL são direcionados para o fígado, onde serão processados e descartados. 

Para que esse processo ocorra, é necessário garantir mais de 40 mg/dL dele na taxa de colesterol. 

Colesterol VLDL

Apesar de pouco conhecido, o VLDL é caracterizado pela lipoproteína de densidade muito baixa, responsável por transportar os triglicerídeos, não apenas o colesterol ruim, através da corrente sanguínea. 

O que pode elevar a taxa de colesterol?

A resposta é muito simples: má alimentação, sedentarismo, tabagismo e até mesmo histórico familiar. 

É importante focar nos fatores que podem ser controlados, como a alimentação e o estilo de vida livre de vícios e fisicamente ativo. 

Alguns alimentos que devem ser consumidos com moderação, já que possuem muita gordura e podem elevar a taxa de colesterol, são: 

  • embutidos, como salsichas, salames e linguiças;
  • gemas de ovo;
  • carnes gordurosas como bacon e carne de porco no geral;
  • açúcares e chocolates;
  • frituras e fast food;
  • enlatados e industrializados;
  • refrigerantes e bebidas alcoólicas em excesso.

Manter uma rotina de alimentação saudável, combinada a exercícios físicos frequentes, pode evitar que a taxa de colesterol se altere negativamente. 

Quais são as consequência da taxa de colesterol alta? 

As consequências são novas doenças e agravamentos de outras, além de sensações de fadiga, falta de ar e dores no peito. As principais doenças, são: 

  • AVC;
  • derrames;
  • infartos;
  • pressão alta;
  • insuficiência cardíaca; 
  • Doença Arterial Periférica (DAP) e outras.

Principais sintomas da taxa de colesterol alta

taxa de colesterol sintomas

Se você costuma ter uma alimentação desregrada e não pratica atividades físicas com constância, pode ser que esteja se perguntando: “será que minha taxa de colesterol está alta?” 

Para ajudá-lo a descobrir a resposta, analise os sintomas abaixo e com qual frequência você os tem: 

  • cansaço constante;
  • dores de cabeça;
  • dores no peito;
  • dificuldade ou dores para respirar;
  • falta de ar;
  • palpitações ou coração acelerado;
  • inchaço no abdômen;
  • indigestão e prisão de ventre.

Se identificou mais de 3 sintomas, esse é um sinal para realizar um exame laboratorial para medir os níveis de colesterol e procurar um médico endocrinologista ou cardiologista. 

Lembre-se que, quanto antes iniciar o tratamento, menores as chances de desenvolver problemas de saúde graves. 

Como melhorar a taxa de colesterol?

Para melhorar a taxa de colesterol, se esforce para manter um estilo de vida mais saudável, se alimentar melhor e praticar mais exercícios físicos. 

Inicie com pequenas escolhas no dia a dia, observando qual sua alimentação e porque você escolhe aqueles alimentos. Torne esse processo mais consciente e auto responsável. 

Se não gosta de praticar exercícios físicos na academia, por exemplo, faça atividades que gosta — pode ser desde uma caminhada ou andar de bicicleta até aulas de dança ou natação. 

Como a Dose Exata pode te ajudar?

Além do estilo de vida mais saudável, você pode contar com todos os suplementos e compostos naturais que a Dose Exata oferece. 

Um produto que será seu grande aliado, principalmente se você é do time que ama comer doces todos os dias, é o Kit Spray Redutor Vontade de Doces e Cápsulas Anti-Doce. 

Esse kit é perfeito para lidar com a vontade descontrolada de ingerir chocolates e doces que fazem mal a saúde de aumentam a taxa de colesterol. Vale a pena conferir! 

Conclusão

Percebeu como a taxa de colesterol pode ser controlada com atitudes simples incorporadas na sua rotina? Evitá-la e mantê-la sempre monitorada é o melhor caminho para evitar doenças cardíacas e problemas de circulação. 

Se você gostou do conteúdo, também gostará dos outros artigos aqui mesmo, da plataforma Dose Exata, que te ajudam a cuidar da saúde com responsabilidade e assertividade. 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!