Dos cosméticos aos remédios para gripe, a vitamina C é um componente famoso por auxiliar em diversas partes do corpo.
O nutriente é solúvel em água e pode ser encontrado em diversos alimentos e também em suplementos.
Essencial para o corpo, a ingestão da vitamina deve estar inserida na alimentação diária por meio de frutas, verduras e sucos naturais.
Ela também pode ser encontrada em forma de suplemento e sua ingestão é indicada para determinados grupos.
Quer descobrir ainda mais sobre os surpreendentes benefícios do ácido ascórbico, como também é conhecido este nutriente? Então vem com a gente!
O que é a vitamina C?
A vitamina C é um importante nutriente do corpo humano adquirido por meio da alimentação e da suplementação.
Curiosamente, apesar de ser necessária ao bom funcionamento do organismo, ela não é produzida pelo nosso corpo e, por isso, o consumo dela é tão importante.
Também chamado de ácido ascórbico, o nutriente participa da formação de vasos sanguíneos, ossos, músculos, cartilagens e tem papel essencial na defesa do organismo e na absorção de ferro.
Quando pensamos em alimentos que fornecem uma grande quantidade dessa vitamina, a primeira coisa que vem à mente é a laranja, certo?
De fato, essa é uma das frutas que mais fornecem o nutriente, mas não é a primeira da lista.
Confira abaixo!
Quais alimentos são ricos em vitamina C?
De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA) desenvolvida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), os alimentos mais ricos em vitamina C são:
- camu-camu (fruta originária da Amazônia) – 2.606 mg;Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA)
- acerola – 1.046 mg;
- polpa congelada de acerola – 623 mg;
- graviola – 286 mg;
- suco concentrado de caju – 277 mg;
- pimentão vermelho – 221 mg;
- caju – 219 mg;
- pimentão amarelo – 201 mg;
- suco de Laranja Pera – 146 mg;
- pimentão verde – 140 mg;
- mexerica – 140 mg;
- goiaba branca – 128 mg.
As quantidades de vitamina nos alimentos citados foram analisadas de acordo com porções de 100g.
Principais benefícios da vitamina C
Mas, afinal, para que serve a vitamina C e de que forma ela atua no organismo?
Algumas se suas funções você provavelmente já conhece, mas outras podem ser surpreendentes, como a prevenção contra o câncer e até mesmo o ataque a células cancerosas.
Conheça os principais benefícios do ácido ascórbico!
– Ação antioxidante
Tem função antioxidante no organismo, pois exerce função fotoprotetora contra os raios UVA e UVB.
Ela funciona como um bloqueio contra as ações danosas da radiação na nossa pele.
A vitamina também combate a ação degenerativa dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento celular, diretamente no DNA da célula.
Por isso, é comum ver o uso de vitamina C no rosto, associada a cremes hidratantes e cosméticos em geral.
– Fortalecimento do sistema imunológico
Não é à toa que a vitamina C é muito comentada quando o assunto é reforçar a proteção contra vírus como o da gripe, por exemplo.
Uma das principais funções do ácido ascórbico é ajudar no reforço da imunidade. Isso porque ela auxilia na produção de glóbulos brancos.
Eles são as principais células defensoras do organismo e ajudam a combater quaisquer invasores que podem atacar o corpo humano, como vírus e bactérias, por exemplo.
– Auxílio com a cicatrização
É um dos principais componentes responsáveis pela cicatrização na pele.
A vitamina em questão é utilizada pelo organismo no momento de repor o tecido danificado pelo tecido cicatricial, melhorando a capacidade de regeneração de tecidos celulares.
Essa ação age em conjunto com o poder anti-inflamatório do ácido ascórbico, que auxilia em doenças infecciosas, ajudando na recuperação do corpo.
– Prevenção ao câncer
A atuação de radicais livres está associada ao aparecimento de diversos tipos de câncer. Como a vitamina C inibe a atuação desses radicais livres, ela está muito associada à prevenção do câncer.
Além disso, ela tem o poder de matar células cancerígenas. Isso é o que descobriu uma pesquisa de um grupo de cientistas da Universidade de Iowa (EUA).
Eles testaram aplicar o ácido ascórbico de forma intravenosa e atingiram concentrações até 500 vezes maiores que a normal nestes casos.
O que acontece é que quando o nutriente começa a se decompor no organismo, ele libera peróxido de hidrogênio que ataca e destrói as células cancerígenas.
– Controle do colesterol
O aumento nos níveis de colesterol considerado ruim para o corpo (LDL) está associado ao aparecimento de diversas doenças cardíacas.
O ácido ascórbico, entretanto, pode atuar reduzindo os níveis de colesterol e o esforço do fígado ao evitar que o colesterol se deposite neste órgão.
Uma análise de nove estudos descobriu que pessoas que tomaram 700 mg do nutriente diariamente tiveram 25% menos chance de desenvolver doenças cardíacas.
Esta análise envolveu mais de 290 mil participantes por 10 anos. De acordo com a pesquisa, isso é o que acontece se tomar vitamina C todos os dias.
Resultados animadores, não é mesmo?
Qual quantidade de vitamina C consumir diariamente?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a dose diária recomendada é de, pelo menos, 45 mg por dia.
Alguns estudos sugerem que este valor ainda é muito baixo, como o conduzido por pesquisadores da Universidade de Washington, EUA.
Neste caso, a afirmação é que a dose recomendada é de 95 mg/dia. Portanto, não há um consenso exato da quantidade ideal a ser ingerida diariamente.
Mas vale lembrar que, diferente de outras vitaminas que quando ingeridas em excesso podem se tornar tóxicas ao organismo, isso não acontece com o ácido ascórbico.
Isso porque o corpo elimina o que não é aproveitado da substância. De qualquer forma, é sempre importante consultar um médico e ver a dose recomendada para cada caso.
Como consumir vitamina C?
Recomenda-se que ela deve ser ingerida, principalmente, por meio da alimentação em pessoas saudáveis.
Entretanto, alguns grupos devem ficar atentos à sua saúde e consultar um médico para verificar a necessidade de suplementação. São eles:
- pessoas com doenças inflamatórias gastrointestinais;
- gestantes com pré-eclâmpsia;
- fumantes;
- idosos;
- lactantes;
- atletas de alto rendimento;
- crianças e adultos com uma alimentação deficiente.
Você pode encontrar vitamina C em cápsulas, efervescente e associada a outras substâncias, como a vitamina C + zinco, por exemplo.
Na Dose Exata, você encontra o nutriente revestido, com uma fácil absorção pelo organismo e uma importante função antioxidante, ajudando a combater resfriados, melhorando a absorção do ferro, prevenindo contra doenças degenerativas, entre outros benefícios.
Conheça o suplemento de vitamina C da Dose Exata!
Conclusão
Como pudemos observar, as vantagens do ácido ascórbico podem auxiliar o organismo de diversas maneiras.
Seja na proteção contra vírus e bactérias, na redução do colesterol ruim ou até na prevenção de doenças, como o câncer.
Por isso, uma alimentação equilibrada e o consumo de alimentos ricos na substância são essenciais.
E quando necessário, a suplementação com vitamina C também é uma ótima opção.
E aí, como está o consumo de alimentos ricos em ácido ascórbico por aí?