Entre ou Cadastre-se

Blog Dose Exata

Cabelos saudáveis e fortes: confira 10 dicas de ouro!

cabelos saudaveis fortes

Muitas pessoas sofrem com cabelos fracos e quebradiços. Se esse é um problema que você enfrenta, já parou para pensar no que você pode fazer para ter cabelos mais saudáveis e fortes?

Embora não seja uma tarefa que se resolve de um dia para outro, existem diversas dicas que você pode aplicar no cotidiano para conquistar cabelos saudáveis e fortes. 

Afinal, muitos fatores influenciam nisso, desde escolher produtos adequados, fazer a lavagem correta e ter uma alimentação equilibrada.

Nesse artigo vamos compartilhar 10 dicas de ouro para você melhorar sua relação com suas madeixas e deixá-las mais belas e resistentes.

Confira todos os produtos de beleza que a Dose Exata oferece para você ter cabelos saudáveis e fortes!

10 dicas para ter cabelos saudáveis e fortes

10 dicas para ter cabelos saudaveis e fortes

Se você quer saber como deixar os cabelos fortes e saudáveis, vamos falar mais sobre 10 práticas que você pode adotar para alcançar seu objetivo capilar!

1. Cuide da saúde do couro cabeludo 

Em primeiro lugar, é muito importante focar na saúde do seu couro cabeludo. Ele é, literalmente, a raiz dos seus problemas com o seu cabelo. Quanto mais limpo e nutrido, mais fácil do cabelo crescer bem

Em situações que se tem um cabelo muito oleoso, por exemplo, a distribuição de oxigênio e nutrientes para o couro cabeludo é comprometida. 

Como resultado, os fios ficam mais finos e caem com maior frequência. Por isso, buscar  produtos que cuidam do couro cabeludo é o primeiro passo!

2. Compre os produtos indicados

Uma dica básica mas muito valiosa diz respeito a escolha dos produtos para seu cabelo. Eles precisam ser adequados e indicados para o seu tipo, seja ele liso, ondulado, cacheado ou crespo.

Por isso, é muito importante que você conheça bem seu tipo de fio para que você faça o tratamento correto. Cabelos crespos costumam ser mais secos, por exemplo, e podem precisar de produtos com mais óleo, diferente dos cabelos lisos.

Além disso, você deve observar se seu cabelo é mais fino ou grosso. No primeiro caso, ao usar produtos pesados, eles tendem a ficar menos volumosos e, ainda, mais frágeis e quebradiços. 

Um adendo é que é importante não só optar por produtos adequados, mas também de qualidade!

3. Lave da forma adequada

Embora seja uma tarefa a que todo mundo esteja acostumado, muitas pessoas não lavam o cabelo da forma correta. A forma como passamos o shampoo e o condicionar faz toda a diferença para o cabelo, principalmente ao longo do tempo.

O shampoo, por exemplo, deve ser colocado apenas nas raízes, de forma que a espuma se espalhe pela extensão dos fios de modo natural.

Já o condicionador, por sua vez, não deve ser aplicado na raiz, mas no comprimento do cabelo. Isso porque os condicionadores são mais hidratantes e, no geral, as pontas são as regiões que mais precisam dessa hidratação, ao contrário da raiz.

4. Seque o cabelo de cabeça para baixo

Uma dica bastante simples também diz respeito ao pós-lavagem. Na hora de secar, o ideal é fazer isso sempre de cabeça para baixo. 

Para quem usa secador, basta inclinar a cabeça para baixo e direcionar o ar da raiz até as pontas Esse movimento faz com que os fios tenham mais volume e movimento.

5. Não durma com os cabelos molhados

É importante lavar os cabelos com frequência e de forma correta. No entanto, não se deve nunca dormir com eles úmidos. Isso afeta diretamente a saúde deles. 

O contato dos fios úmidos com a fronha pode incentivar a proliferação de fungos e estimulando quedas.

6. Tenha uma alimentação equilibrada

Outra dica muito importante diz respeito a sua alimentação, pois ela interfere diretamente na saúde dos cabelos.  Sendo assim, quanto melhor for nossa alimentação, mais forte e saudável são nossos cabelos.

O bulbo capilar precisa de nutrientes para estimular um crescimento saudável. Por isso, é importante priorizar alimentos ricos em vitaminas e minerais. Além disso, você pode incluir suplementos para suprir as necessidades nutricionais que ajudam a fortalecer seus fios.

No entanto, fica um alerta importante: sempre procure a orientação de um especialista para ingerir os alimentos corretos.

7. Corte os fios com frequência

Outra prática para adicionar a sua rotina é fazer a manutenção dos seus fios com certa frequência, isso é, cortar regularmente.

O corte de cabelo ajuda não só ao crescimento, mas de forma saudável. Essa prática regular ajuda a retirar os cabelos danificados e pontas duplas, deixando o cabelo mais macio e flexível.

8. Não abuse do secador ou da chapinha

cabelos saudaveis e fortes nao abuse do secador ou da chapinha

Embora sejam excelentes alternativas para deixar o cabelo com um aspecto bonito, o secador e a chapinha devem ser usados com moderação.

O calor excessivo e a alta temperatura danifica o cabelo. Sendo assim, além de saber moderar o uso durante as secagens, é importante proteger os fios através de protetores térmicos .

9. Cuidado com os rabos de cavalo

Não tem problema em prender o cabelo em algumas situações. No entanto, quando se faz isso o tempo todo e a amarração é muito forte, isso pode danificar os cabelos. 

A tração feita pelo elástico muito apertado pode friccionar os fios e deixá-los mais sensíveis, o que facilita a queda dos fios.

10. Invista em uma boa hidratação profissional

Por fim, a hidratação é uma das etapas mais importantes do cronograma capilar. Ela é responsável por repor a água e os nutrientes do cabelo que são perdidos diariamente com a química, poluição, radiação solar e o uso de secadores e chapinhas. 

Sendo assim, além das hidratações que você usa em casa, é importante também fazer hidratações em lugares profissionais para ter cabelos com mais brilho e força.

Conclusão

Nesse artigo, compartilhamos 10 dicas para fazer os cabelos crescerem fortes e saudáveis. Uma delas é ter uma alimentação balanceada, que pode incluir suplementos para fortalecer os fios, além de procurar produtos adequados e de qualidade.

Confira todas os produtos de beleza que a Dose Exata oferece para você ter cabelos saudáveis e fortes!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!