Entre ou Cadastre-se

Blog Dose Exata

Tratamento para Acne: Descubra quais são os melhores

tratamento para acne

A acne é um problema muito comum no Brasil e não atinge apenas adolescentes e jovens na puberdade, como muitos acreditam. É por isso que o tratamento para acne é tão procurado.  

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) a acne está presente na vida de mais de 50% de brasileiros, dentre eles homens e mulheres adultos. 

Diante disso, é comum que os afetados e membros da família procurarem por estratégias para combater a acne ou amenizá-la — e a internet é o maior acervo possível de informações sobre o tema. 

Apesar dessa vantagem, é preciso ter muito cuidado com tudo o que você lê na internet, especialmente no que diz respeito a tratamento para acne. Receitas caseiras e “soluções mirabolantes” podem resultar em consequências desastrosas para a sua pele. 

Manchas, lesões e até mesmo queimaduras podem acontecer se você simplesmente decidir seguir todas as dicas caseiras que você encontrar. 

Asism, pensando em te ajudar a descobrir os melhores métodos de tratamento para acne, a equipe Dise Exata desenvolveu este conteúdo completo, com um passo a passo para cuidar da sua acne e preveni-la. Basta continuar a leitura. Acompanhe! 

Leia também: Cuidado com a pele do rosto: 10 dicas para começar hoje!

Tratamento para acne: Afinal, o que é a acne?

De modo simples, acne é a obstrução das glândulas sebáceas da pele, que causam irritação e inflamação, formando nódulos cheios de pus e infecção, além de cravos e oleosidade na pele. 

Esse ambiente inflamado é um atrativo para diversas bactérias. Além disso, esse quadro de acne pode existir em diversas partes do corpo, tanto no rosto, quanto nas costas, pescoço, colo, braços e coxas

É preciso aprender a cuidar da pele desde os primeiros sintomas. Se o tratamento para acne for negligenciado, pode resultar em muitas cicatrizes e marcas intensas, que só sairão da pele com muito custo. 

O que pode causar acnes?

As causas da acne são diversas e podem variar de acordo com cada organismo e estilo de vida. Apesar disso, as principais causas são:

  • excesso de oleosidade na pele;
  • desequilíbrio hormonal intenso;
  • má alimentação, rica em diversos tipos de gordura;
  • falta de limpeza e cuidados com a pele, acumulando células mortas e bactérias;
  • dormir com maquiagem no rosto, impedindo o funcionamento natural dos poros e das glândulas;
  • excesso de sol e alta exposição ao calor, que aumenta a oleosidade e suor da pele;
  • predisposição genética ou doenças hormonais.

Se você se identificou em um desses motivos, não se desespere — todos contam com um tratamento para acne e podem ser evitados. 

Quais são os 5 graus da acne?

tratamento para acne 5 graus

Para classificar a intensidade e gravidade da acne, existem 5 graus reconhecidos. Ao realizar a leitura de cada um deles, identifique qual é o nível da sua própria acne. 

  • Acne grau 1: sem inflamações, ou seja, sem pus. Esse nível é frequente na puberdade e representado por mais cravos do que espinhas, já que representa a mudança hormonal;
  • Acne grau 2: pápulo-pustulosa, ou seja, apresentam pus e podem doer muito;
  • Acne grau 3: nódulo-cística, que representa as espinhas em formatos de cisto, são comumente chamadas de espinhas “internas”, porque apresentam uma elevação dolorida;
  • Acne grau 4: conglobata, quando as espinhas anteriores “se unem”, ficando lado a lado e causando inflamações intensas, capazes de deixar marcas profundas na pele;
  • Acne grau 5: fulminante, são espinhas tão intensas que acarretam até em febre e dores no corpo. Apesar de ser mais rara, a probabilidade de surgir em regiões como peito e costas masculinas é maior do que em mulheres. 

Qual a diferença entre acne e espinha?

Não há diferença entre acne e espinha. O nome “acne” é cientificamente reconhecido e aceito, enquanto que o nome “espinha” é o popularmente conhecido. 

Mas, ambos se relacionam ao mesmo problema de inflamação na pele. Assim, você pode chamar a patologia como bem preferir — tanto acne como espinhas são termos corretos. 

Como prevenir acnes?

Como a principal causa da acne é a oleosidade excessiva da pele e o acúmulo de bactérias e tecido morto, a solução é lavar o rosto pelo menos duas vezes por dia — de manhã e à noite — para combater a oleosidade. 

Além disso, mantenha suas mãos longe do rosto! Nada de ficar “cutucando” a pele ou tirando casquinhas e espremendo os cravos e espinhas que surgem. Isso pode acabar inflamando ainda mais a pele, então tenha cautela. 

Qual o melhor tratamento para acne?

O melhor tratamento para a acne não se resume a apenas um remédio ou técnica — o tratamento para acne ideal é aquele que une pelo menos 3 pilares: cuidados dermatológicos, produtos específicos para a sua pele e alimentação. 

Assim, mais do que um cuidado superficial, esses passos serão parte do seu estilo de vida, impedindo que novas inflamações sejam desenvolvidas. 

Dermatologista

O primeiro passo para começar o seu tratamento para acne é visitar um dermatologista de sua confiança e passar por uma consulta completa, em que ele diagnosticará efetivamente qual o seu tipo de pele e grau de acne. 

Somente assim é possível encontrar os melhores cremes e até mesmo remédios de tratamento, receitados na dose perfeita pelo seu dermatologista. 

Produtos para a pele

Após a consulta, é necessário comprar todos os produtos receitados para a pele, a fim de dar início ao seu tratamento para acne. 

Existem produtos excelentes no mercado a um preço acessível. Aqui mesmo, na Dose Exata, oferecemos uma linha completa de produtos eficazes no tratamento para acne. 

O passo a passo perfeito, nesse caso, é usar os seguintes produtos da linha Acne Trate:

Esses são os melhores produtos do mercado, realmente eficazes e disponíveis a um preço totalmente acessível. Você pode escolher comprar o kit completo ou cada item separadamente. 

Alimentação 

Se quiser que o seu tratamento para acne seja totalmente bem-sucedido, precisa cuidar também da sua alimentação e ingestão de água. 

Prefira alimentos mais naturais e saudáveis ao invés de industrializados. Consuma legumes, verduras e frutas sempre que possível, incluindo esses itens aos poucos na sua rotina alimentar. 

Além disso, busque aumentar o seu consumo de água — se o seu problema é se esquecer de tomar água, ative alarmes no celular e mantenha uma garrafinha com você em todos os cômodos que mais frequenta. 

Aplicando essas dicas você preceberá que sua acne diminuirá significativamente e, como acontece em muitos casos, poderá até parar de ser produzida pelo organismo. 

tratamento para acne 5 graus

Como a Dose Exata pode te ajudar?

A Dose Exata pode te ajudar no seu tratamento para acne através dos produtos que desenvolvemos na linha Acne Trate — realmente eficientes e destinados a peles oleosas e mistas. 

Você pode encontrar esses produtos no nosso site e pode confiar na qualidade e confiabilidade dos produtos de olhos fechados! 

Confira agora mesmo a linha de tratamento Acne Trate, da Dose Exata! 

Conclusão

Percebeu como é totalmente possível realizar um tratamento para acne de modo seguro e efetivo seguindo passos simples? Basta incluir essas dicas na sua rotina e perceber a melhora significativa na sua pele! 

Se você gosta de conteúdos voltados a saúde e beleza, não deixe de acompanhar o Blog Dose Exata e conferir os artigos que produzimos com propriedade sobre esse tema e muitos outros. 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!