Por apresentar ações antibacterianas, anti-inflamatórias e anticancerígenas, a própolis verde é considerada pelos especialistas da área da saúde como um potente antibiótico natural.
A própolis verde pode ser usada no tratamento e prevenção de diversas complicações e doenças como, por exemplo, na cicatrização de feridas, tratamento de acne, dores de garganta e até no fortalecimento do cabelo.
Com tantos benefícios, você pode até mesmo se perguntar: o própolis verde emagrece? Nesse artigo você vai descobrir.
E além de entender o que é propriamente o própolis verde e para que serve, você irá conhecer mais sobre seus benefícios e como você deve ingerir essa substância. Boa leitura!
O que é própolis verde?
A própolis verde é uma substância produzida por abelhas africanizadas brasileiras, ou seja, não nativas, originária da planta chamada Baccharis Dracunculifolia.
Trata-se de produção exclusiva no Brasil, no entanto, chama atenção de estudos no mundo todo devido a sua grande quantidade de propriedades benéficas.
Própolis verde: Para que serve, afinal?
Você pode estar se perguntando então, para que serve a própolis verde? Essa substância apresenta uma série de funcionalidades para o corpo humano, sendo considerada um forte anti-inflamatório, antifúngico, antiviral e até mesmo antibiótico natural.
Em primeiro lugar, portanto, ela tem função de fortalecimento do sistema imunológico. Essa substância é indicada para quem busca prevenir doenças de modo natural, como, por exemplo, resfriados, gripes e pneumonia.
Seu grande potencial medicinal também auxilia na prevenção de doenças como a sinusite, rinite e aftas e garganta inflamada.
Uma outra importante ação da própolis é no combate ao desenvolvimento de um eventual câncer.
Isso acontece pelo fato dela ter flavonóides que ajudam a matar células tumorais antes que se desenvolvam. Além disso, ela também colabora no próprio processo de tratamento de câncer, enquanto um tratamento complementar.
Além disso, a própolis também funciona como um bom antioxidante. Ela combate os efeitos dos radicais livres e sua produção excessiva, assim como reduz o stress oxidativo do corpo.
Essa função é muito importante para o emagrecimento do corpo, portanto, a própolis verde ajuda o corpo a perder peso também.
Essa substância também ajuda a prevenir problemas e doenças, como é o caso do Alzheimer, além de reduzir dores crônicas, fibromialgia, artrite reumatoide e dores articulares.
Qual a diferença do própolis verde para o normal?
De modo geral, a própolis é uma mistura complexa que se forma através de materiais resinosos e balsâmicos de origem vegetal.
A coleta deles é feita pelas abelhas e, ainda, modificada por meio de suas secreções salivares. Existem três tipos de própolis. A vermelha, a marrom e a verde, que estamos falando neste artigo.
A vermelha é muito comum no Nordeste do país, sendo a mais cara do mercado. Ela é rica em componentes anti-inflamatórios e tem também experiências com células cancerosas.
Já a marrom é uma variação europeia, mais comum no sul do país, sendo a mais tradicional das farmácias e considerada o tipo de própolis “normal”.
Benefícios da própolis verde
Agora que você já sabe que serve a própolis verde, está na hora de conhecer os principais benefícios dela.
1. Aceleração da cicatrização
Podemos dizer que uma das grandes vantagens em ingerir a própolis verde está na sua ação cicatrizante.
Isso porque o componente é capaz de metabolizar e estimular a produção de substâncias fundamentais para a pele, como é o caso do colágeno.
Com essa atividade, qualquer tipo de ferida pode se regenerar com muito mais rapidez e facilidade.
2. Atuação no sistema imunológico
Se a sua imunidade está abalada, a própolis verde é uma ótima aposta. Esse elemento apresenta proteínas capazes de transformar e equilibrar o nosso sistema imunológico.
Tudo isso sem contar os inúmeros benefícios antibacterianos, sendo um excelente remédio para quem deseja acabar com a acne.
Quando presente no organismo, o componente é responsável por ativar as ações das respostas imunes, intensificando o trabalho dos receptores que atuam na produção de citocina.
A citocina, por sua vez, é o grupo de moléculas responsáveis por emitir sinais entre as células do corpo humano.
3. Propriedades antioxidantes
Basicamente, os antioxidantes são ideais para bloquear e banir os radicais livres do nosso corpo.
Com isso, é possível combater diferentes problemas que podem aparecer por conta dessas moléculas perigosas. São eles, por exemplo, doenças do coração, doenças neurológicas, inflamações e até mesmo o envelhecimento precoce.
Outra vantagem é que, ingerindo a própolis verde, você terá maior resistência e fortalecimento capilar.
4. Prevenção e tratamento do câncer
Nos últimos anos, a própolis verde se tornou um elemento natural muito interessante para tratar ou prevenir o câncer.
Segundo os especialistas, o composto pode prevenir a multiplicação das células cancerosas, diminuindo as chances de a doença se manifestar.
Inclusive, o produto tem sido bastante eficaz para reduzir os efeitos colaterais dos pacientes que passam pela quimioterapia.
5. Proteção contra a Helicobacter pylori
Seu poder antibacteriano vem da sua capacidade anti inflamatória e antioxidante. Por modelar as atividades enzimáticas, ela tem se tornado uma alternativa útil e eficaz no tratamento contra H. pylori,
Essa bactéria é responsável por causar a gastrite, ou seja, a inflamação do estômago, além da úlcera péptica e até mesmo câncer.
Qual a maneira correta de tomar extrato de própolis verde?
A própolis verde pode ser usada de diversas formas. Desde a aplicação tópica sobre a pele; até mesmo no gargarejo ou diluído em água.
- Cápsulas, quando o objetivo é ingerir grandes concentrações da substância;
- Antisséptico bucal, nesse caso serve para ara diminuir o surgimento de cáries e inflamações na gengiva;
- Mel, sendo uma das alternativas mais acessíveis de consumo
- Spray, que é bom para tratar e prevenir inflamações e dores na garganta.
É bom tomar própolis todos os dias?
Sim. Tomar própolis todos os dias, por via oral, pode ajudar a reduzir e prevenir o aparecimento de aftas.
A própolis verde pode ser ministrada várias vezes por dia, mas a quantidade de gotas vai sempre depender da necessidade.
Pela noite, a própolis ajuda de forma diferente: ela estimula a melatonina e age como imunomodulador. Sendo assim, auxilia a dormir mais rápido e, ainda, melhora a qualidade do sono.
Quais cuidados tomar ao ingerir própolis verde?
De forma geral, existem alguns cuidados para se tomar ao ingerir própolis:
- Diluir em água para ficar mais palatável, caso seja extrato;
- Conservar a própolis em material fresco e abrigo da luz, sobretudo se for extrato alcóolico de própolis verde;
- Tomar pela manhã, em jejum, para evitar a interação dos compostos fenólicos presente na substância com outros alimentos.
Onde encontrar a Própolis Verde?
É comum encontrar a própolis verde em farmácias e lojas de produtos naturais. O mais importante é que você escolha uma loja ou farmácia de qualidade. Confira as melhores opções de extrato de própolis verde aqui na Dose Exata e adquira o seu em apenas um clique!
Conclusão
Nesse artigo você pode entender tudo sobre a própolis verde: para que serve essa substância, seus diversos benefícios, quais são as formas de ingestão e quais são os cuidados que se deve ter ao consumir.
Não faltam vantagens e benefícios em incluir essa substância na sua rotina. E se ela tem tantos efeitos positivos, por que não consumi-la? Agora você já conhece uma loja para adquiri-la!